História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Primeiro Gerador de Energia Elétrica

              Querência do Norte por volta do ano de 1956 tinha uma população bem instalada em suas residências, porém faltava a luz para a população Querenciana. Se reuniam à noite para contar histórias e admirar o céu!
               A energia elétrica por volta de 1955 a 1960 era difícil acesso para população, poucas pessoas tinham o acesso por volta de 1961.
               Quando por volta de 1958 chegou o primeiro gerador de energia elétrica instalado na cidade de Querência do Norte, com capacidade na época para 150 HP.

Governador Paulo Pimentel e Prefeito Paulo Konrath

            Um Ex Prefeito que mereçe destaque na nossa coluna, é o Paulo Konrath que administrou a cidade de Querência do Norte - PR, por duas administrações sendo o terceiro prefeito a governar a cidade no Primeiro mandato era 05/12/1963 a 31/01/1969, e a segunda administração foi em 01/02/1973 a 31/01/1977. Temos em sua homenagem o Estádio Paulo Konrath que foi todo reformado pela administração da Prefeita Dr° Rose (Gestão 2009 a 2012) todo remodelado no ano de 2009 e entregue para a população Querenciana, Paulo Konrath ainda vive em Querência do Norte-PR, deixamos aqui uma homenagem sincera.
             Buscava sempre obras para a cidade, e em uma de suas viagens tirou foto com o Governador da época Paulo Pimentel na cidade de Curitiba, um braço direito da administração na época.

(Governador Paulo Pimentel e o Prefeito Paulo Konrath)

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani