História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

terça-feira, 19 de junho de 2012

Empresas denunciadas por fraudes aplicou provas na região


Municípios da região teriam contratado a empresa Cescar, de Maringá, para a realização de concursos públicos. De acordo com denúncia feita no último domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo, a empresa cometeu fraudes em processos seletivos de prefeituras e câmaras municipais. A relação dos municípios está no site da empresa, sem especificar exatamente quando as provas foram aplicadas e para quais finalidades; alguns concursos já estão concluídos e outros em andamento. 


Os municípios citados no site da Cescar são Colorado, Loanda, Itaúna do Sul, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Nova Londrina e Querência do Norte. Paranavaí não está relacionada. No caso de Querência do Norte o concurso foi anulado por pedido do Ministério Público antes mesmo das investigações serem anunciadas.



Na tarde de ontem, a equipe de reportagem do Diário do Noroeste entrou em contato com algumas prefeituras que aparecem na relação da empresa. Em todas, a informação obtida é que os departamentos jurídicos estão analisando se houve ou não irregularidades nos processos seletivos, para, então, definir o que será feito.



Querência do Norte tem índice de 55% das crianças que receberam a vacina


Sábado foi o Dia D de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Nos postos de saúde de toda a região e em alguns pontos estratégicos dos municípios, foram distribuídas as doses da vacina para crianças menores de cinco anos. A campanha vai até o dia 6 de julho, e a meta é imunizar 17.479 crianças. De acordo com Samira Silva, técnica de imunização da 14ª Regional de Saúde, só no sábado foram 14.346 doses da vacina, totalizando mais de 82% do objetivo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a região Noroeste do Paraná. 

Na média geral, cinco municípios ficaram perto ou ultrapassaram a meta: Amaporã, Diamante do Norte, Jardim Olinda, Planaltina do Paraná e Porto Rico. 

O menor índice foi registrado em Querência do Norte, com apenas 55% das crianças recebendo a vacina. Em Paranavaí, onde o objetivo é imunizar 5.460 crianças, foram distribuídas 4.099 doses, representando 75,1% da meta.

Samira informou que o Paraná foi o estado com maior índice de vacinação em todo o Brasil. Para que este cenário seja mantido, a orientação é para que os pais que ainda não levaram os filhos para receber a dose da vacina contra a paralisia infantil. É importante levar o cartão de vacinação, para que seja atualizado.


O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani