História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prefeitos de Querência do Norte, Porto Rico e Guaíra assinam Termo Cooperação Pró-turismo




A integração dos municípios em prol do desenvolvimento do turismo proporcionará maior visibilidade no cenário estadual, nacional e internacional. 
Com objetivo de fomentar as atividades turísticas na região, os municípios de Porto Rico, Querência do Norte e Guaíra assinaram durante a última segunda-feira (11), o Termo de Cooperação Pró-Turismo Regional. Com o acordo, será possível maior entrosamento entre o setor público e privado, além da soma de atrativos e serviços das cidades envolvidas. A assinatura do Termo é um fato histórico para os municípios, o compromisso tem por objetivo auxiliar no planejamento estratégico integrado de fomento e de crescimento do turismo, como principal instrumento para ampliação das atividades turísticas, com o intuito de fortalecer e aperfeiçoar as ações públicas voltadas ao turismo, no poder público e iniciativa privada dos municípios de Porto Rico, Querência do Norte e Guaíra, com ações em parceria e regionalizadas. De acordo com o secretário de Turismo de Porto Rico, Christian Begosso, “A assinatura deste termo é algo inédito no Estado do Paraná, sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Rico. A integração regionalizada desses municípios em prol do desenvolvimento estratégico do turismo proporcionará maior visibilidade no cenário turístico estadual, nacional e internacional. O intuito é unir forças para o desenvolvimento estratégico da atividade ampliando os meios para aumento do fluxo turístico, qualificação da região como destino indutor do turismo e, captação de novos investidores e investimentos para geração de emprego e renda”. Para o prefeito de Porto Rico, Evaristo Ghizoni Volpato, o termo vem para fortalecer e aperfeiçoar as ações públicas de turismo. “Por meio desta iniciativa, conseguimos promover ações em parceria e regionalizadas”, destaca. As áreas de atuação territorial do convênio deverão estar em sintonia com os agrupamentos regionais estabelecidos na implementação do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal. “Este é um momento importante para a atividade turística em nossa cidade e região. Estamos unindo forças para desenvolver o planejamento estratégico para a ampliação das atividades de desenvolvimento turístico”, ressaltou Begosso. Assinaram o termo o prefeito de Porto Rico, Evaristo Ghizoni Volpato; a prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida Ragiotto Oliveira; o prefeito de Guaíra, Manoel Kuba; a coordenadora de Planejamento do Serviço Social Autônomo Ecoparaná, Zulméia Ferreira Pinheiro; o secretário de Turismo de Porto Rico, Christian Costa Begosso; a chefe da divisão municipal de Turismo de Querência do Norte, Regina Lopes Batista e a secretária de Turismo de Guaíra, Ângela Maria Emmel. (RP)


Comitiva de Querência do Norte e Umuarama visitam TJ


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, recebeu na tarde desta quarta-feira (13), as comitivas de Umuarama e de Querência do Norte.
A primeira, representada pelo deputado estadual, Fernando Scanavaca; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Nelli e pelo advogado da Câmara Municipal, Octavio Antoniassi Junior, fez a entrega da Lei de Concessão do Título de Cidadão Honorário de Umuarama ao desembargador Miguel Kfouri Neto.
Já a comitiva de Querência do Norte veio requerer a criação e transformação do município em comarca, pois além de facilitar o acesso à Justiça pela população local, contribuirá com o desenvolvimento da economia do município. Como o município fica situado em zona de fronteira, próximo ao Paraguai, onde há rota de drogas e contrabandos, conflitos agrários, e outros fatores referentes  à criminalidade,  é justificável a criação de uma comarca e instalação de um Fórum local.  A transformação do município de Querência do Norte em comarca possibilitará o surgimento de outros órgãos, instalação de novos segmentos, gerando empregos e renda, impulsionando assim a economia local e regional.
Faziam parte da comitiva: a prefeita municipal, Rozinei Aparecida Ragiotto Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores, Juscelino Antônio José Gonçalves; o presidente da OAB/PR  subseção de Loanda, Vadeir José Pereira, o advogado Flávio Rodrigues dos Santos, a representante da Associação Comercial, Rosalina Rodrigues dos Santos; representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Souza;  representante dos Trabalhadores Rurais e Agricultores, João Antônio de Vargas; o deputado estadual, Caito Quintana; o deputado estadual Teruo Kato e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos.











O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani