História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

terça-feira, 20 de julho de 2010

Querência do Norte e o tráfico de drogas!

Maconha apreendida na região de Paranavaí. Serviço garante o anonimato para os denunciantes

Nos sete anos de existência, as ligações de Paranavaí para o programa estadual 181-Narcodenúncia foram responsáveis pela retirada das ruas de quase 13 mil pedras de crack, além de 655 quilos de maconha e oito quilos de cocaína. Em todo o Estado, foram 556 toneladas de maconha, oito toneladas de cocaína e seis milhões de pedras de crack. Criado em junho de 2003, o Narcodenúncia já recebeu 165 mil telefonemas (em Paranavaí foram 1.276 ligações).


As informações repassadas com a garantia do anonimato do denunciante resultaram na prisão de mais de 33 mil pessoas ligadas ou associadas ao tráfico de drogas. Em Paranavaí, foram 174 homens, 34 mulheres, 45 meninos e 8 meninas. As denúncias permitiram ainda a apreensão de seis carros, onze motos e um caminhão.

Paranavaí lidera o “ranking” de apreensões de cocaína na região da Amunpar, mas é superada por três cidades quando o assunto é maconha. O maior volume de maconha apreendido nesses sete anos foi em Nova Londrina, onde 996 quilos da droga saíram de circulação. Em seguida, aparecem Loanda, com 976 quilos, e Querência do Norte, com 931 quilos. No item pedra do crack, a maior apreensão foi em Querência do Norte, 21 mil pedras.

Em nível estadual, o que preocupa é o aumento significativo de apreensão de pedras de crack. Há dois anos, o serviço registrava a retirada de três milhões e cem mil pedras. Agora, já são seis milhões de pedras da droga.

O serviço de Narcodenúncia foi criado para atender a população, que não tinha como denunciar com segurança e contribuir com o combate ao crime e diminuição da violência. As denúncias são registradas e utilizadas pelos setores de inteligência, responsáveis pelas investigações.

A polícia estima que 70% de todos os trabalhos realizados no combate ao tráfico de drogas, em todo o Paraná, tem início com as denúncias do 181. Desde sua criação, em 16 de junho de 2003, o programa ampliou os atendimentos e recebe atualmente denúncias de violência contra crianças.

Entre maus-tratos, abuso sexual, abandono, prostituição infantil e outros crimes, somam-se 2.552 ocorrências. Qualquer crime pode ser denunciado através do 181.

As ligações para o número 181 Narcodenúncia podem ser feitas de telefones fixos ou celulares de qualquer lugar do Paraná. Para facilitar o atendimento, o Paraná foi dividido em regiões a partir dos códigos de discagem à distância das operadoras de telefonia.

As ligações são atendidas por pessoas treinadas, que ficam 24 horas por dia à disposição nos quartéis da Polícia Militar. Assim que as informações são recebidas, são imediatamente repassadas à PM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Fonte: BENEDITO PRAXEDES JUNIOR

Fonte: Diário do Noroeste - Jornal do dia 18/06/2010
http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=32907

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani