História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

terça-feira, 20 de julho de 2010

Querência do Norte recebe alevinos para o Rio Paraná

Soltura de peixes em Querência. Na foto prefeita Rose Ragiotto, Teruo, lideranças e comunidade local

Desde 2007 foram soltos 5,5 milhões de peixes nos rios que cortam os municípios do Noroeste paranaense. A soltura de alevinos de espécies naturais da região como piapara, pacu e curimbatá é uma reivindicação do deputado estadual Teruo Kato junto à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). A revitalização aconteceu em 16 municípios com o intuito de recompor o ecossistema e garantir à população ribeirinha meios de subsistência, seja pela pesca profissional ou pelo turismo ecológico.
Em Querência do Norte onde por duas vezes o Rio Paraná recebeu alevinos, de acordo com a prefeita Rose Raggioto, os frutos da revitalização já são visíveis. “Nossos pescadores nos relatam que já encontram exemplares com medidas maiores. Esse é um trabalho para que possamos ter sempre peixes em nossas águas”.
De acordo com instrutor de turismo e morador de Marilena, José Rivaldo dos Santos, a soltura faz parte de um trabalho de conscientização ecológica. “Em nossa região, por ter como principal atividade o turismo, estamos desenvolvendo um projeto de desenvolvimento do turismo sustentável, e essas ações auxiliam o fortalecimento da atividade”.
Teruo vem fazendo um insistente trabalho em prol da conservação das nascentes do Noroeste. Além da viabilização da soltura de peixes, recentemente esteve na Associação de Pescadores do Porto São José discutindo ações para incrementar o turismo regional.
O deputado já propôs ao Governador Orlando Pessuti a criação de um programa para coibir a pesca predatória, incentivar a criação de peixes em cativeiro para promoção da pesca esportiva.
Municípios onde foram soltos peixes, de acordo com informações da SEAB

Santa Mônica
Marilena
Alto Paraná
Inajá
Querência do Norte
Planaltina do Paraná
Porto Rico
São Carlos do Ivaí
Santo Antônio do Caiuá
Paranavaí
Diamante do Norte
Jardim Olinda
Paranacity
Mirador
Santa Cruz de Monte Castelo
Cruzeiro do Sul

Fonte: Diário do Noroeste - Jornal do dia 20/04/2010
http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=31185

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani