História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OEA discute assasinato de Trabalhador Rural em Qcia do Norte _ PR

OEA discute assassinato de trabalhador rural em Querência do Norte - Paraná


Signatário da Convenção Americana, o Estado brasileiro tem por obrigação adotar todas as medidas necessárias para garantir e proteger o direito à vida. No caso Sétimo Garibaldi, o Estado é absolutamente responsável por não ter garantido que terceiros intentassem contra a vida dos trabalhadores rurais presentes na fazenda São Francisco, em Querência do Norte. É notória também a incompetência do Estado em investigar e julgar os responsáveis pela morte do trabalhador rural.
O Brasil terá de responder à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o assassinato do trabalhador rural do MST, Sétimo Garibaldi, ocorrido há quase 11 anos, em Querência do Norte, região Noroeste do Paraná. O Inquérito Policial que investigou a morte do trabalhador foi arquivado apesar de todas as provas. A convocação foi feita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que se reúne nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, durante o 130º período de sessões para tratar do caso.
Além do governo brasileiro, foram convocadas para participarem da reunião as organizações peticionárias do caso: a Comissão Pastoral da Terra do Paraná (CPT/Paraná), Justiça Global, Terra de Direitos e MST. A sessão será realizada em Washington, D.C., sede da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
Signatário da Convenção Americana, o Estado brasileiro tem por obrigação adotar todas as medidas necessárias para garantir e proteger o direito à vida. No caso Sétimo Garibaldi, o Estado é absolutamente responsável por não ter garantido que terceiros intentassem contra a vida dos trabalhadores rurais presentes na fazenda São Francisco, em Querência do Norte. É notória também a incompetência do Estado em investigar e julgar os responsáveis pela morte do trabalhador rural.
Sétimo Garibaldi foi assassinado em 27 de novembro de 1998, na fazenda São Francisco (PR). Cerca de 20 homens encapuzados e fortemente armados – comandados pelo fazendeiro Morival Favoreto e pelo funcionário Ailton Lobato –, realizaram uma operação contra os trabalhadores rurais acampados na fazenda. As famílias ainda dormiam quando os homens as retiraram à força e obrigaram-nas a deitar com a cabeça virada para o chão. Garibaldi saía da sua barraca quando foi atingido por um disparo de arma de fogo na coxa esquerda, e perdeu muito sangue. Sem socorro, o trabalhador rural morreu no local.
O inquérito policial foi arquivado em maio de 2004, sem nenhuma pessoa indiciada. A morosidade da justiça permitiu que o fazendeiro Favoretto e o funcionário Lobato apresentassem falsos álibis. No entanto, várias testemunhas confirmaram a presença deles no momento da operação de despejo que resultou na morte de Sétimo Garibaldi. Uma pesquisa divulgada em abril no caderno “Conflitos no Campo – Brasil 2006”, da CPT, demonstrou um significativo aumento dos conflitos agrários no país desde 1998, ano da morte Garibaldi. Segundo o estudo, em 1998, os conflitos por terra totalizaram 751, havendo 38 assassinatos. Já em 1999, o número cresceu de forma considerável, sendo 870 conflitos por terra e 27 assassinatos. Em 2003 registrou-se quase o dobro de conflitos agrários em relação ao ano de 2002, de 743 conflitos e 43 assassinatos (2002), para 1.335 conflitos e 71 assassinatos (2003). De acordo com a pesquisa, no ano seguinte ocorreu novo aumento, registrando 1.398 conflitos por terra, 37 assassinatos. Em 2005, foram 1.304 casos de conflitos e 38 assassinatos e, em 2006, 1.212 conflitos e 35 assassinatos. Além do assassinato de Sétimo Garibaldi, tramitam na Comissão Interamericana de Direitos Humanos mais dois casos de assassinatos de trabalhadores rurais no Paraná - Sebastião Camargo, assassinado em 7 de fevereiro de 1998 e Antônio Tavares, morto em 2 de maio de 2000 - e ainda um caso de interceptação telefônica ilegal de uma cooperativa do MST naquele estado.


A OEA(Organização dos Estados Americanos) condena o governo brasileiro no caso Sétimo Garibaldi.Na foto da esquerda para a direita:Giovane Braun(MST), Darci Frigo(coordenador executivo-Terra de Direitos)Andressa Caldasdiretora executiva-Justiça Global), Iracema Garibaldi(viúva de Sétimo Garibaldi) e Vanderlei garibaldi(filho de Sétimo Garibaldi).

FONTE:
http://titaferreira.multiply.com/calendar/item/11350/OEA_discute_assassinato_de_trabalhador_rural
http://www.aen.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=108622&evento=22401

Querência do Norte sofre com baixo índice umidade relativa do ar

                Querência do Norte registrou ontem a tarde mais quente, 35.6ºC, e o menor índice de umidade relativa do ar (apenas 17%) de todas as estações meteorológicas do Paraná, segundo o Simepar. O tempo seco pode ser o responsável pelo aumento de 60% no número de pessoas atendidas pelo Pronto Atendimento. A coordenadora do P.S., disse que os problemas respiratórios, normalmente provocados pela baixa umidade do ar, estão entre os mais verificados. As principais doenças causadas pelo clima seco são viroses, gripes e alergias.


Dicas para se proteger:


►Bacia com água no quarto
►Use roupas de cores claras e adequadas a atividade, tempo e local
►Use boné, óculos e protetor solar

►Prefira horários em que o sol está mais fraco

►As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico

►Se fizer esporte em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual
►Tome muita água.



Outros sites que trouce a baixa umidade do ar na região noroeste do Paraná.
http://www.rpc.com.br/
http://www.diariodonoroeste.com.br/
http://www.diariodonoroeste.com.br/img_sis/download/758205023e67a46dcc9b4d63c4275b46.pdf

PM de Querência do Norte prende assaltantes em assentamento

MANDADO

PM prende assaltantes em assentamento

A Polícia Militar de Querência do Norte cumpriu mandado de busca e apreensão e prisão expedidos pela comarca de Loanda. Um homem e dois adolescentes acusados de praticarem assaltos e roubos na região de Querência do Norte foram presos na última terça-feira. Os bandidos assombraram a cidade nestes 3 últimos meses.
Segundo o serviço de comunicação social do 8° BPM, a operação foi realizada para apreender objetos e produtos furtados. Os policiais procuravam armas usadas em ocorrências de roubos praticados na cidade. No local foi apreendida uma Honda Biz, preta, modelo 2005, que tinha um bloqueio judicial e ação de busca e apreensão.
Segundo o tenente coronel Antonio Olimpio Ramires Lima, o 8° Batalhão vem efetivando sucessivas operações em toda sua área de atuação. O comandante afirma que o objetivo é efetuar prisão de infratores e a apreensão de objetos e produtos ilícitos.
Cabe ressaltar que trouce inúmeros casos de assalto a mão armada em casas e comercios feitos por esses individuos na cidade de Querência do Norte - PR, mas tem que ser detida outras pessoas acusados de atuarem no mesmo bando.

FONTE: http://www.diariodonoroeste.com.br/ 26/08/2010
http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=35139

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani