História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comércio Local Parte II

A cidade de Querência do Norte, por volta de 1960 a 1970  (com apenas 15 anos de idade), começava a andar, teria como comércios para atender a demanda da população que estava aos poucos chegando na cidade!

Casa Dias-Venda de Secos e Molhados (HOJE Chamado de Mercado Mendes) Proprietário: José Mendes Mateus
e ao lado da Casa Dias Prédio da Família Eger (Hoje atual dono Saú Simas (Foto: 1970)


Auto Mecânica Querência LTDA da Família Borsatto, que segundo informações foram os primeiros a chegar em Querência do Norte por volta de Maio de 1952 vindos do Rio Grande do Sul e se instalando na cidade.
(Foto: 1960)

Prefeitura Municipal de Querência do Norte














(Foto: Ano 1980)

Querência do Norte, tinha sua prefeitura já bem instalada e em ótimo ponto da cidade, a direito tem a prefeitura ainda de tábuas onde hoje é a câmara municipal, e entre as duas construção de tábuas está a nova prefeitura, bem distribuída para atender melhor a população Querenciana!


Câmara Municipal de Querência do Norte - PR (Foto: 2009)
Situado na Rua: Waldemar dos Santos

Prefeitura Municipal de Querência do Norte-PR (Foto: 2009)
Situada na Rua: Waldemar dos Santos

Destaque de um Ex-Prefeito Mário José Amadigi











MARIO JOSÉ AMADIGI


Mario José Amadigi é formado em Filosofia (UFPR) e Letras (PUC-PR). Natural de Pato Branco (PR), há 12 anos mora em Curitiba. Por 20 anos foi Professor no Ensino Médio e, em 1993 ao chamados do Povo Querenciano, concorreu a cargo de Prefeito deste Municipio, onde foi eleito Prefeito de Querência do Norte (PR). Atualmente é Secretário Geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná. Tem mais de 200 poemas escritos, centenas de cônicos e outros livros em esboço. Onde lançou no último dia 30/12/2.008 em Querência do Norte o seu primeiro livro publicado - Livro: "Quando faltam peixes, sobram histórias" - É casado e tem dois filhos. Suas histórias com os rios do Paraná e de outros estados é antiga. É pescador desde de pequeno, mas se dedicou com mais intensidade quando foi morar em Querência do Norte, em 1972 onde tudo começou.


Mario José Amadigi

Filosofia pela (UFPR)

Letras pela (PUC-PR)

Prefeito eleito para gestão 1993 a 1996 em Querência do Norte - Noroeste do Paraná.

Obrigado por escrever uma parte do nosso município Mário José Amadigi!

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani