História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sábado, 1 de maio de 2010

Banco do Brasil em Querência do Norte

Em meados dos anos 60 o tão esperado Banco do Brasil estava pronto para abrir suas portas para atender o público.
Naquela época era sinal de Progresso vindo um banco desse porte para o município como Querência do Norte, a população não precisava se deslocar para Loanda.
O Banco do Brasil abriu suas portas na esquina com a rua Waldemar dos Santos e Avenida Guisepe Capeletto, alguns anos depois passou-se para à Avenida Porto Alegre perto dos Correios no centro da Cidade!

Padre Francisco Xavier de Oliveira



O Padre Francisco Xavier de Oliveira era um pároco dedicado ao conforto da população em geral, como se pode ver o Salão Paroquial (esquerda) com uma quadra poliesportiva para o devidos esportes.
Porém o pároco pensava mas longe e com ajuda da comunidade Querenciana construíram a Igreja São Paulo Apóstolo. Pode-se ver a conclusão final da obra.
Padre Chico assim chamado pela população era muito estimado e acolhedor. Em sua homenagem o então Prefeito Vlaumir Rodrigues (Gestão 2001 a 2004) construiu o anfiteatro Padre Chico em sua homenagem!

Comércio Local

Querência do Norte - PR, em meados dos anos 60 já estava bem estruturado de comércios pela cidade dentre eles está a Cerealista São João (compra e venda de cereais, adubos e inseticidas em geral), nesta foto a própria dando as boas vindas do Banco do Brasil, hoje nessa esquina onde funcionava a cerealista tem um consultório, cabeleleiro, rádio fm, loja de roupas.
Nesta época muitos dos comércios locais estavam dando as boas vindas ao tão esperando Banco do Brasil que estava sendo aberto em Querência do Norte.
O comércio era dos proprietários Irmãos Canassa, que impulsionava a agricultura local da cidade. Hoje a Cerealista São João funciona na entrada de Querência!

Hino e Símbolos



Hino do Município de Querência do Norte
Letra: Mário José Amadigi
Música: Gotardo Ângelo Gerum

Avante, Querência do Norte,
Rainha do meu noroeste
Corajosa e sempre tão bela,
És o berço de um povo forte!
Das águas do Rio Paraná,
Nos peixes do teu Ivaí,
Do Caveira e do Juriti,
Tudo é rico, tudo é vasto



Ó Querência Paranaense
As tuas terras contêm riquezas,
Quer nas vastidões das planícies,
Nas várzeas ou nas correntezas.
Recanto amado de tantos povos,
Une os gaúchos e os nordestino



Alimentando de sonhos novos,
Quer os idosos, quer os meninos.
Nosso obrigado, pioneiros,
Ó desbravadores desta terra!
Deram a nós um berço dourado
Cheio de paz, isento de guerra.

Terra Chamada Querência do Norte - PR

Assim essas características do arenito Caiuá o próprio autor destaca:
  • O arenito Cauiá caracteriza por apresentar sedimentação entrecruzada (eólica) e pela sua coloração violácea com manchas e pontos claros. Neste arenito a porcentagem de areia grossa é quase sempre superior à de areia fina. O arenito Caiuá ocupa a parte superior da Série Bento, tendo sido sedimentado diretamente sobre as rochas básicas, evidenciando um clima árido semelhante ao ambiente desértico ocorrido durante a sedimentação do arenito Botucatu e durante a deposição de arenito eólicos entre vários lençóis magmáticos. A série São Bento é constituída, portanto pelo arenito Botucatu na base, seguido pelo Trapp com arenitos Caiuá (BRASIL, 1970, p 19).
Cabe ressaltar que muitos anos atrás a região era coberto por um mar de areia, e poucos anos atrás descobriram o Aquífero Guarani.
No Paraná, a camada de arenito Caiuá se desenvolve a partir dos últimos derrames de lava e representa a continuidade do processo de sedimentação eólica terrestre iniciada no Triássico Superior com a deposição do arenito botucatu no deserto mesozóico, que perdurou até o Eo Cretáceo (MAACK, 1981, p. 421)

Localização da Cidade de Querência do Norte

O município de Querência do Norte está localizada no Extremo Noroeste do Estado do Paraná, dentro da Microrregião Geográfica de Paranavaí, limitando-se com os municípios de Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo, Ivaté, Icaraíma, fazendo divisa com estado do Mato Grosso do Sul. Possui uma área de 1.022,8639 Km, e a sede encontra-se a uma altitude de 490 metros. (Paraná, 2000, p. 53).
Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (1959), as coordenadas geográficas de 22 59' de Latitude Sul e 53 25' de longitude Oeste, determinam a localização do município de Querência do Norte - PR.

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani