Planta (Layout)
Para a construção do PBC a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano realizou um concurso nacional de anteprojetos de Postos de Bombeiros, sendo que foram premiados três projetos. Por ordem do Exmo. Sr. Governador do Estado do Paraná, foram contratados o segundo e primeiro lugar, desta forma cabendo ao prefeito da cidade contemplada com o projeto, escolher um dos postos para a construção em seu município.
Compete ao Município interessado disponibilizar uma área centralizada para a construção do PBC devidamente vistoriada e autorizada pelo Bombeiro Militar, disponibilizar ao Corpo de Bombeiros Militar dez (10) funcionário que após qualificados serão Agentes de Defesa Civil que comporão a equipe de emergência da cidade, arcar com as despesas trabalhistas dos funcionários, água, luz, telefone, manutenção do posto e da viatura e custeios em geral.
O Corpo de Bombeiro Militar, nesta fase inicial, deverá vistoriar a área de construção do posto observando localização, acesso, topografia do terreno e outros itens que julgue de fundamental importância. Participar junto a Prefeitura Municipal que aderiu ao Projeto (relação anexa) quando da seleção e/ou admissão de funcionários para compor o quadro municipal de Agentes de Defesa Civil que estarão operacionalizando o Projeto Bombeiro Comunitário. Prestar consultoria para as prefeituras que compõem a sua área de articulação. Com a instalação do projeto no primeiro semestre de 2006, o Corpo de Bombeiros estará responsável pela administração e coordenação técnica.