História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Querência do Norte adere à metodologia do Programa Família Paranaense


O Programa Família Paranaense, lançado em março pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, está implantando 23 comitês regionais em todo Paraná. Além dos 30 municípios prioritários iniciais com atenção integral, mais 45 municípios assinaram o termo de adesão à metodologia do programa.





Segundo a coordenadora da unidade técnica do programa, Letícia Reis, esses municípios começam a organização e preparo para ter prioridade na expansão do programa. Um dos critérios da seleção dos municípios na próxima etapa será a organização do trabalho integrado entre as várias secretarias, no acompanhamento das famílias mais vulneráveis. “A adesão metodológica tem sido bem acolhida pelos prefeitos e equipes municipais e o número de adesões vem se ampliando a cada dia”, explica Letícia.

Entre os municípios que aderiram o termo de adesão metodologia do Programa Família Paranaense foi Querência do Norte que assinou o termo terça-feira (10) contando com a participação do chefe Regional da Família e Desenvolvimento Social Valmir Trentini acompanhado pela Elizabete M. Yamagihara, estando presentes demais autoridades do município. A prefeita Rozinei Aparecida Raggiotto Oliveira salientou “este programa promove a integração de ações por parte de várias secretarias, e entra o município e o estado para trabalhar famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade, promovendo a emancipação e independência dessas famílias, parabéns ao Governo do Estado e a Secretária Fernanda Richa pela criação desse programa”.









Os compromissos assumidos pelos prefeitos ao assinar a metodologia, está a identificação das pessoas com prioridade de atendimento, usando o Índice de Vulnerabilidade Social das Famílias criado pelo Ipardes e a Secretaria da Família. Eles também devem atualizar o Cadastro Único, implantar os comitês intersetoriais de gestão e fazer o acompanhamento sistemático das famílias. O Estado fica responsável por dar o suporte para o desenvolvimento das ações.

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani