História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relatório Anual da Qualidade da Água de Querência do Norte - PR

RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE QUERENCIA DO NORTE

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, sediada à Rua Engenheiros Rebouças, 1376 – Curitiba, fone (41) 3330-3636, empresa de economia mista e de capital aberto, tem como principal acionista o Governo do Estado do Paraná. O representante legal da Sanepar é o diretor-presidente, Stênio Sales Jacob. A Sanepar atua em 344 dos 399 municípios do Estado e em um município de Santa Catarina, abastecendo
100% da população urbana nos municípios em que atua, atendendo cerca de 9 milhões de habitantes.
A água tratada e fornecida à população pela Sanepar segue os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria n.º 518 do Ministério da Saúde. Este relatório visa garantir ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água potável, conforme determina o Decreto Federal n.º 5440, de 04 de maio de 2005 e atender as premissas da Portaria n.º 518, de 25 março de 2004, em seus Artigos 8.º e 9.°, Inciso VI do Ministério da Saúde. O Decreto e a Portaria citados tratam da responsabilidade dos gestores quanto à gestão dos recursos hídricos e proteção dos mananciais; monitoramento da qualidade da água e fornecimento de informações periódicas às autoridades de saúde pública a respeito da qualidade da água, dentre outros e demais legislações aplicáveis. Conforme estabelece a Lei n.º 8078 de 1990 , Art. 6.º - São direitos
básicos do consumidor: inciso III: A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e
serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam.”
“Art. 31.º - A oferta e apresentação de produto ou serviços devem
assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua
portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição,
preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem
como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos
consumidores.”
Os reservatórios são lavados e higienizados a cada 6 meses e, no sistema de distribuição, são executadas descargas periódicas para assegurar que a água distribuída não sofra alterações da qualidade.
O sistema de abastecimento público é constituído das seguintes fases:
Captação – processo para coletar a água bruta no manancial.
Pré-sedimentação – processo para reduzir a turbidez (partículas sólidas
em suspensão) e melhorar a qualidade da água bruta.
Adução – processo de transporte da água do manancial (rio, poço ou
represa) para a estação de tratamento.
Pré-cloração – processo de oxidação química para reduzir bactérias.
Coagulação – processo de adição de produtos químicos para separar as
impurezas da água.
Floculação – processo para juntar partículas de sujeira.
Decantação – processo no qual as partículas mais pesadas vão para o
fundo dos tanques.
Flotação – processo onde é adicionado ar dissolvido para que as partículas
fiquem mais leves e subam dentro dos tanques de tratamento.
Filtração – processo no qual os filtros eliminam as partículas de
impurezas.
Desinfecção – processo no qual se usa cloro ou outro método para
eliminar bactérias.
Fluoretação – processo pelo qual se adiciona flúor para a prevenção de
cárie dentária.
Reservação – processo de armazenamento (reservatórios).
Distribuição – processo de distribuição, por meio de tubos, da água para a
cidade.
Informações sobre a qualidade da água
Para entrar em contato com nosso atendimento, ou obter mais
informações sobre a qualidade da água procure a Sanepar no endereço
Rua Antonio Reginato, 787, pelo telefone (44) 3462-1233, ou pelo site
www.sanepar.com.br.
O órgão responsável pela Vigilância da Qualidade da Água deste
município é a Secretaria Municipal da Saúde, situada na Rua Maria de
Lurdes Dionisio Cardoso, 868, telefone (44) 3462-1544.

Os produtos químicos que a Sanepar utiliza são os mais comuns e
universalmente empregados no tratamento da água.

FONTE
www.sanepar.com.br
http://www.sanepar.com.br/sanepar/usav/resultados.nsf/FormRelAnualQualidade?OpenForm
http://www.sanepar.com.br/sanepar/RelatorioQualidadeAgua/2009/217.pdf

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani