História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL OFICIALIZARÁ PARCERIA PARA DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TURISMO


Nesta última quarta-feira (31.10) estiveram reunidos na cidade de Campo Grande-MS, para discussão da assinatura de Convênio entre os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, os representantes do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – COMAFEN, da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná – SETU, do Serviço Social Autônomo – ECOPARANÁ, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Mato Grosso do Sul – SEPROTUR, da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul – FUNDTUR, do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul – IMASUL e da Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia – SEMAC.
O encontro teve por objetivo definir os encaminhamentos para a assinatura do Protocolo de Intenções, a qual objetiva a implantação de parceria entre PR e MS objetivando a implantação de planos e projetos para o fomento do Turismo na APA Federal do Noroeste do Paraná, do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná I e II, e o desenvolvimento integrado do território pelo turismo, tendo como principais articuladores o COMAFEN, a ECOPARANÁ, o IMASUL e a FUNDTUR.
De acordo com a presidente do Comafen e prefeita do município de Querência do Norte, Dra. Rozinei Aparecida Raggiotto Oliveira, “este documento proporcionará a promoção e a aceleração do desenvolvimento socioeconômico e socioambiental através do zoneamento e gerenciamento da APA, como também, o desenvolvimento do turismo em áreas naturais como instrumento para a proteção e conservação do meio ambiente e fomento à geração de emprego e renda”.
Já Christian Begosso, secretário executivo da Câmara Técnica de Turismo do Comafen e secretário municipal de Turismo do município de Porto Rico, ressalta que “o Projeto por mim elaborado é mais uma iniciativa para proporcionar o fortalecimento da nossa região para que se torne o 4º pólo destino indutor do turismo do Estado do Paraná. Com esse feito concretizado, teremos maior visibilidade a nível regional, estadual e nacional. Nosso vizinho possui o espaço, a fauna e a flora exuberante e, nós temos o turista, é uma chance ímpar de cooperação em prol de um desenvolvimento regional unificado, formando um novo produto turístico em que todos nós ganharemos muito”.
Entretanto, Silvio Milaré, secretário executivo do Comafen destaca que “o convênio representa um novo tempo na cooperação entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A abertura de novas possibilidades não só para o turismo, mas, para inúmeras ações em conjunto”.
Contudo, a assinatura do Protoloco de Intenções deverá ser oficializada no próximo dia 21 de novembro durante a 5ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico do Estado do Paraná (GT Náutico Paraná) que será realizada no município de Porto Rico/PR com a presença de diversas autoridades de ambos os Estados.

















O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani