História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governo Estadual Construirá CRAS em Querência do Norte


CURITIBA (ANPr) - A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social anunciou um investimento de R$ 2,8 milhões para a construção de 11 novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no Estado.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), e foram aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). 

A ampliação da rede de CRAS faz parte da nova política estadual de assistência social. Nesta primeira etapa, serão atendidos os municípios de Bom Sucesso, Borrazópolis, Campo do Tenente, Castro, Congoinhas, Rio Azul, Engenheiro Beltrão, Querência do Norte, São Jerônimo de Serra, Teixeira Soares e Vera Cruz do Oeste, considerados prioritários pelo Conselho Estadual. 

“Com essas unidades, estamos consolidando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado, além de garantir acesso e qualidade nos serviços de assistência social”, afirmou a secretária da Família, Fernanda Richa. 

A escolha das localidades foi feita a partir de critérios como a localização das famílias e necessidades técnicas dos municípios, explica Ana Macedo, integrante do Conselho e assessora técnica da secretaria. 

Cada nova unidade terá capacidade para atender até 2.500 famílias em situação de extrema pobreza e/ou situação de vulnerabilidade social. Nos Centros, as famílias terão acesso a serviços e programas de transferência e geração de renda, além de Benefícios de Prestação Continuada (BPC). 

A construção desses equipamentos faz parte da estratégia de implantação do Programa Família Paranaense. Um dos eixos de execução do programa prevê que cada município possua, no mínimo, uma unidade de CRAS, para realizar o trabalho de busca ativa, acompanhamento e monitoramento das famílias.



Agência Estadual de Notícias - PR

FOTO: Agência Estadual de Notícias - PR

Secretário de Segurança diz que vai estudar as reivindicações dos prefeitos do Noroeste


CURITIBA - Falta de efetivo, cidades sem delegados e superlotação nas cadeias. Estes foram alguns dos itens citados por prefeitos de cidades da região Noroeste em audiência com o secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida César, ontem. Acompanharam os prefeitos os deputados Teruo Kato, Luiz Accorsi e Leonaldo Paranhos. No início da audiência, o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e prefeito de Marilena, Zé do Peixe, entregou documento contendo as reivindicações da associação no quesito segurança. Diante dos relatos dos prefeitos, o secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida Cesar comprometeu-se a estudar cada um dos pedidos e numa visita à região levar as soluções. O deputado estadual Teruo Kato leu e justificou cada item do documento, onde constam os seguintes pleitos: intensificar as operações policiais e, consequentemente, o efetivo de policiais civis e militares; implantação da Escola de Formação de Soldados no 8º Batalhão de Polícia Militar, em Paranavaí; elevação da unidade do Corpo de Bombeiros, de Paranavaí, de Seção para Subgrupamento; uma ambulância, um caminhão, um veículo leve e uma camionete para a unidade do Corpo de Bombeiros, de Paranavaí; elevação da 2ª Companhia de Loanda a companhia Independente; transferência de presos já julgados e condenados para presídios; e nomeação de delegados para cada município.Zé do Peixe agradeceu ao secretário por receber os prefeitos e fez um apelo. “Nós precisamos rever a questão da segurança pública no Noroeste”.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ailton Buso, e o prefeito de Nova Londrina, Dornelis Chiodeli, alertaram para a necessidade do combate ao tráfico de drogas e o contrabando. “É urgente que tenhamos medidas para conter as drogas”, disse o prefeito de Nova Londrina, Dornelis Chiodeli.Também foi mencionado pela prefeita de Querência do Norte, Rose Raggiotto, a necessidade do Noroeste ser priorizado nas ações de segurança por ser área de fronteira. “A gente tem visto que a Força Tarefa Alfa repreendeu o crime, mas houve uma migração para a nossa região já que não temos nenhum tipo de operação. Com isso, nossos municípios são rotas do contrabando e do tráfico de drogas”, explicou Rose.O secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida Cesar comprometeuse a estudar cada um dos pedidos e numa visita à região levar as soluções. Sobre a questão de os municípios serem área de fronteira explicou: “Eu conheço muito bem as fronteiras do Estado e nós estamos trabalhando para intensificar as operações, inclusive, em conjunto com outros Estados”. Com relação ao aumento do efetivo, disse que o governo do Estado está modernizando as polícias e tem um plano de contratação continuada. Participaram da audiência: o comandante da Polícia Militar, Roberson Bondaruk; o chefe da assessoria civil da Secretaria de Segurança, Rafael Vianna; o subchefe da divisão policial do interior, delegado Naylor; o chefe militar da Secretaria de Segurança Pública, Ten. Cel. Péricles de Matos; os prefeitos Evaristo Volpato (Porto Rico), João Batista Fernandes (São Pedro do Paraná), José Lavagnoli (Santa Isabel do Ivaí), Mauro Lemos (Amaporã), Mi Molina (Terra Rica), Rose Raggiotto (Querência do Norte), Jocelino Costa (Paranapoema), Zé do Peixe (Marilena), Rogério Lorenzetti (Paranavaí), entre ou tros políticos regionais.

FONTE: Diário do Noroeste


























Querência do Norte faz recapeamentos de ruas e cruzamentos

A Prefeitura Municipal de Querência do Norte através da empresa Lepavi Construções Ltda., está realizando recapeamentos de boa parte das ruas do Município, serão mais de 10 mil metros quadrados de recapeamentos com recursos próprios no valor total de R$107.653,60.
As Ruas e cruzamento que irão receber recapes serão:

Rua Bento Simões dos Santos (entre a Rua Alexandre Róglio e Avenida Santos Dumont)
Rua Bento Simões dos Santos (entre a Avenida Santos Dumont e Avenida São Paulo)
Rua Waldemar dos Santos (entre a Rua João Polini e Rua Antonio Reginato)
Rua Waldemar dos Santos (entre a Rua Alexandre Róglio e Avenida Santos Dumont)
Cruzamento (entre a Rua Waldemar dos Santos e Rua Antonio Reginato)
Avenida Brasil Paraná (entre a Avenida Rio Grande do Sul e Rua Maria de Lourdes Dionísio Cardoso)
Rua Maria de Lourdes Dionísio Cardoso (entre a Avenida Antonio Thimóteo Peripolli e Rua Helmot Jacob Roos)
Rua Osvaldo Bertozzi (entre a Rua Helmot Jacob Roos e Rua Ademar Silva Ferreira)
Rua Osvaldo Bertozzi (entre a Rua Antonio Reginato e Avenida Norman Prochet)
Rua Henrique Arlindo Barth (entre a Rua Maria de Lourdes Dionísio Cardoso e Rua Osvaldo Bertozzi)
































































































































O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani