História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

terça-feira, 6 de março de 2012

Estiagem que ocorreu nos últimos meses

Estiagem que ocorreu nos últimos meses em Querência do Norte - PR, fez com que a Prefeita Municipal de Querência do Norte - PR Rozinei Aparecida Raggiotto de Oliveira, decreta com estado de emergência no período que ocorreu o fato.
Segue abaixo o Decreto.

Prefeitura do Município de Querência do Norte - PR
DECRETO Nº 031 de 6 de Março de 2012.
Declara em situação anormal, caracterizada como Situação
a área do município afetada de Emergência por NE.SES - (12.401) - Estiagens.
Rozinei Aparecida Raggiotto de Oliveira, prefeito(a) municipal de Querência do Norte - PR, no uso das atribuições legais conferidas pelo art. 87 da Lei Orgânica do Município, pelo art. 7 parágrafo primeiro do Decreto Federal nº 7.257 de 4 de Agosto de 2010, e pela Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil.
CONSIDERANDO QUE
Ocorreu longo período de estiagem causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica que é de 80mm para o período, tendo ocorrido apenas a precipitação pluviométrica de 20mm em média entre 24 de Novembro de 2011 à 14 de Fevereiro de 2012. nas áreas Zona Rural conforme croqui anexo ao presente Decreto;

Como conseqüência desse desastre, resultaram os danos humanos e ambientais e nos prejuízos econômicos e sociais constantes do formulário de Avaliação de Danos, anexo a este Decreto;
Em acordo com a Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil - CONDEC, a intensidade deste desastre foi dimensionada como de Nível (II) Médio.
Concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade: concorrem como critérios agravantes da situação de anormalidade: longo período de estiagem causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica que é de 80mm para o período, tendo ocorrido apenas a precipitação pluviométrica de 20mm em média entre 24 de Novembro de 2011 à 14 de Fevereiro de 2012.; a existência de importantes danos ambientais e sociais, com elevado grau de vulnerabilidade caracterizando o baixo senso de percepção de risco das comunidades locais; a tendência para que a onda de estiagem continue em elevação nos próximos meses e o risco iminente de ocorrência de um surto de doenças respiratórias, também o registro de grande queda na produção de grãos gerando impacto considerável na economia local..

DECRETA:
Art. 1º Fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência.
Parágrafo único. Essa situação de anormalidade é válida apenas para as áreas deste Município, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de Avaliação de Danos e pelo croquis da área afetada, anexos a este Decreto.
Art. 2º Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil - COMDEC e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real desse desastre.
Art. 3º Autoriza-se a convocação de voluntários, para reforçar as ações de resposta aos desastres e, a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Parágrafo único. Essas atividades serão coordenadas pelo(a) Prefeito Municipal.
Parágrafo único. Será responsabilizado o agente da defesa civil ou a autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações, relacionadas com a segurança global da população.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 90 dias.
Parágrafo único. O prazo de vigência deste Decreto pode ser prorrogado até completar um máximo de 180 dias.

Querência do Norte - PR, 6 de Março de 2012.

Rozinei Aparecida Raggiotto de Oliveira
Prefeito(a) Municipal
Presidente(a) da Comissão Municipal de Defesa Civil

Começa a colheita de Soja

Nos quatro cantos do Município de Querência do Norte - PR, a movimentação é grande de maquinários agricolas. 





Agricultores esperam ter uma ótima colheita no Município Querenciano, as fotos foram tiradas sentido ao Distrito de Porto Brasílio (próximo a reciclagem) na tarde desta Terça-feira (06-03-2012).

Projeto "Querência em Memórias"

Projeto: "Querência em memórias"

Foi lançado nesta Segunda-feira (05/03/2012), através do Departamento de Cultura, Comunicação e Marketing juntamente com o Departamento de Turismo de Querência do Norte - PR o projeto de pesquisa proposto para o resgate sócio cultural e histórico do Município Querenciano.

Projeto tem como nome "Querência em Memórias", estes departamentos citados pedem para que a população encarecidamente caso tenham em seus pertences algo que relate sobre a história  do Município Querenciano que procure Guto Renato Berto ou Regina Lopes Batista.

Piloto não suporta ferimentos e morre

O piloto Paulo André Klein, 46 anos, morreu na manhã do último domingo. Ele não suportou os ferimentos provocados pela queda de seu avião em uma plantação de mandioca na cidade de Querência do Norte. 

O acidente aconteceu na manhã da última sexta-feira. 

Klein recebeu os primeiros atendimentos no hospital municipal de Querência do Norte e foi transferido para a Santa Casa de Paranavaí, onde passou por uma cirurgia e permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele teve ferimentos na face e trauma de abdômen.

O piloto caiu com sua aeronave em meio a uma plantação de mandioca em um sítio localizado a cinco quilômetros de Querência do Norte. Ele estava fazendo um voo rasante, aplicando defensivo agrícola e teria enroscado a parte traseira da aeronave em um fio de alta tensão.


O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani