Na parte Noroeste do Paraná, ocupando um área de aproximadamente 25.000 km, ocorre o arenito Caiuá (BRASIL, 1970, p. 17). Querência do Norte está dentro dessa área.
Assim essas características do arenito Caiuá o próprio autor destaca:
- O arenito Cauiá caracteriza por apresentar sedimentação entrecruzada (eólica) e pela sua coloração violácea com manchas e pontos claros. Neste arenito a porcentagem de areia grossa é quase sempre superior à de areia fina. O arenito Caiuá ocupa a parte superior da Série Bento, tendo sido sedimentado diretamente sobre as rochas básicas, evidenciando um clima árido semelhante ao ambiente desértico ocorrido durante a sedimentação do arenito Botucatu e durante a deposição de arenito eólicos entre vários lençóis magmáticos. A série São Bento é constituída, portanto pelo arenito Botucatu na base, seguido pelo Trapp com arenitos Caiuá (BRASIL, 1970, p 19).
Cabe ressaltar que muitos anos atrás a região era coberto por um mar de areia, e poucos anos atrás descobriram o Aquífero Guarani.
No Paraná, a camada de arenito Caiuá se desenvolve a partir dos últimos derrames de lava e representa a continuidade do processo de sedimentação eólica terrestre iniciada no Triássico Superior com a deposição do arenito botucatu no deserto mesozóico, que perdurou até o Eo Cretáceo (MAACK, 1981, p. 421)
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.