O município de Querência do Norte ganha nesta sexta-feira (27) uma Biblioteca Cidadã, com acervo de dois mil livros e um telecentro equipado com seis computadores.
Repetindo o que já ocorre nas demais Bibliotecas Cidadãs do Estado, a unidade de Querência do Norte tem a fachada ilustrada por um artista local. O artista Amauri Rodrigues dos Santos (Galego) pintou um painel que retrata símbolos do município, como a cultura do arroz e o Cristo Redentor da entrada da cidade.
A biblioteca foi construída pelo governo estadual num terreno cedido pelo município, que também é responsável pela contratação dos funcionários. Os móveis, equipamentos e o acervo literário são fornecidos pelo governo do Estado. O custo aproximado da Biblioteca Cidadã é de R$ 326 mil.
O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, disse que inaugurar uma biblioteca é abrir espaço para o exercício de uma cidadania plena. “Não há espaço mais democrático do que o de uma biblioteca. Elas são abertas a todos, estão interligadas e representam a chave para o conhecimento numa grande rede de informação”, diz.
Serviço:
Biblioteca Cidadã de Querência do Norte
Local: Avenida E, s/nº, Quadra P2 - Lotes 13 e 14. Distrito de Porto Brasílio
Inauguração no dia 27 de maio, às 9h
FONTE. Prefeitura Municipal de Querência do Norte - PR
Deputado Estadual Teruo Kato