História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curiosidade do Rio Queixada (Rio Caveira)

O Rio Queixada cabe ressaltar que na margem, segundo os pioneiros encontravam-se acumulados cerca de 400 homens que eram chamados peões, todos nordestinos, sendo a maioria alagoana e sergipanos, que eram resposáveis pelos serviços braçais como a derrubada da mata, no quadrante onde iria surgir a cidade. E a estrada do Queixada (hoje estrada do Caveira), ainda quase coberta pela mata nativa era a porta de entrada para os colonizadores do município.



A estrada do córrego Queixada, ainda em meio à floresta densa, era a única via acesso ao municipio no período de colonização. Onde muitos colonizadores chegavam e passavam a noite próximo ao rio.
Onde no dia seguinte iam até a cidade ainda não tinha nada estava apenas começando.
Curiosidade do Rio Queixada deveu-se à raça de porços do mato que existia próximo ao rio. Posteriormente, o mesmo rio passou a ter outra denominação, córrego Caveira, nome dado devido aos registros de violência no lugar.
Hoje nos tempos de hoje quase não se encontra porcos Queixadas próximo onde hoje é o Rio Caveira antigo Rio Queixada.

Nenhum comentário:

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani