História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Trajetória até Querência do Norte - PR

Em 1952, para se chegar a Querência do Norte, segundo os pioneiros, precisava-se fazer uma volta no sentido norte, passando por outros municipios, através de picadões abertos na mata, porque não havia estrada. Passava pelas seguintes cidades Guairaçá, Terra Rica, Areia Branca, Nova Londrina, Marilena e sairia em Querência. Loanda e Monte Castelo tinha só as placas "aqui se constrói Loanda", "aqui se constrói Monte Castelo".



Quando as primeiras famílias chegaram, ficaram acampadas nas margens do rio Queixada, córrego que corta o perímetro urbano. Algumas ficaram no primeiro hotel, construído de pau a pique e coberto de tabuinhas, de propriedade de Alexandre Róglio, que chegou a Querência do Norte em 23 de abril de 1951, trazendo consigo materiais para a construção deste e de um armazém de secos e molhados. Neste hotel também se hospedavam os corretores. Posteriormente foi construído pelo proprietário outro hotel, de madeira, com um pouco mais de conforto em relação ao primeiro, o qual serviu de propaganda para a empresa colonizadora.

Nenhum comentário:

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani