História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Querência do Norte Capital do Arroz Irrigado



Querência do Norte é conhecida a capital do Arroz irrigado, onde é realizada a maior festa da região, que deu inicio como uma confraternização de encerramento do encontro de produtores, em 1978, quatro anos depois, por insistência do pároco da cidade, na época padre Chico, a festa foi aberta à participação da população, entre muitas atividades desenvolvidas durante a festa pode destacar-se a eleição da Rainha da Festa, campeonato de futebol suíço, truco e canastra, gincana com produtores são quatro equipes participantes são nomeadas pelas principais atividades agrícolas do município: arroz, mandioca, leite e os pescadores, conta também com barracas típicas, entre os quitutes que são degustados, o arroz está em tudo, desde os pratos salgados até a sobremesa.

O cultivo no município, quase que na totalidade da área, utiliza a tecnologia da semente pré-germinada, que foi trazida de Santa Catarina há cerca de seis anos, por um grupo de produtores do assentamento Pontal do Tigre. O processo de pré-germinação da semente é feito pelo produtor. Os sacos de sementes são mergulhados em caixa com água por cerca de 30 horas, depois são empilhados em um terreiro, ou mesmo no solo, e cobertos com lona preta, durante esse repouso, que dura até quatro dias, à umidade da semente e o calor do sol forçam a germinação. Na lista da produção agrícola do município de Querência do Norte o arroz, pelo tamanho da área cultivada, cerca 4.930 hectares, ocupa a 5ª posição, assim assume a ponta da liderança como principal fonte de movimentação do comércio local, no sistema de cultivo irrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani







Noticias Querência do Norte - PR

Loading...