História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sábado, 8 de maio de 2010

Degradação Cafeeira em Querência do Norte - PR

            A colonização da cidade de Querência do Norte se deu em virtude do ideário do café e do grande discurso das famosas terras roxas do Norte do Paraná; porém não sabiam este pioneiros que teriam no Norte Novíssimo a região do Arenito Caiuá, e não a terra roxa esperada, que assim sucessivamente teriam problemas para a cultura do café.
           Em 1955 aconteceu no município a primeira geada, que arrasou com as várias lavouras, e muitos agricultores chegaram a pensar em suicídio devido ao grande prejuízo. Porém para se manter em Querência do Norte, pioneiros plantavam a cultura de subsistência: arroz, feijão e milho. Onde se mantinham como podia, criando porcos, ganlinhas entre outros.



           











(Café plantado em setembro de 1953 e destruído pela geada em 31 de julho de 1955)

             As geadas constantes e a degradação do solo, que é altamente suscetível à erosão, foram as causas que constribuiram em primeiro grau para a degradação cafeeira no município, posteriormente, vinculadas ao programa de racionalização da cafeicultura.


         














(Safra de café em Querência do Norte em 1960)

           Passou 8 anos especificamente em 1963 houve outra grande geada em Querência do Norte, e daí em diante não havia mais condições para o agricultor continuar com o café, cabe ressaltar entre esses dois períodos de geada colheu-se muito café no município.
           A terra de Querência do Norte não era bom para o plantio do café, é uma terra mista, porém na região de Maringá e Londrina era a verdadeira terra roxa, cidade de Querência do Norte seria bom para plantar outras culturas fora o café!
          


          



Nenhum comentário:

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani