História do Municipio

Querência do Norte é um município brasileiro do Estado do Paraná. A economia do município é predominante agrícola e os solos do mesmo apresentam boa produtividade e solo fértil para as mais diversas culturas. O começo de sua colonização ocorreu na década de 50, promovido pela empresa Brasil Paraná, definiu o traçado urbano da sede do Municipio de Querência do Norte, após três anos em 1953, já chegavam os primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Região Nordeste. Criado através da Lei Estadual N°253, de 26 de Novembro de 1954, foi instalado oficialmente em 5 de Dezembro de 1955, sendo assim desmembrado de Paranavaí.

"Blog sem fins lucrativos, apenas para divulgação"

sábado, 8 de maio de 2010

A Terra desmatada!

        A Terra de Querência do Norte, era desmatada como um sinal de progresso, onde erá necessário desmatar para se plantar café e fazer pastagem. Porém havia uma grande riqueza, que era a mata natural, composta por várias espécies de árvores centenárias como: Timbaúva, Cedro, Coração de Negro, Pau Brasil, Peroba, Marfim, Loro, Pau de Alho, entre outras espécies.


(A imagem revela uma época em que o desmatamento era o grande sinal do progresso)



(Uma árvores centenária exibida)

             O "Progresso" da cidade na época da colonização levou ao chão árvores centenárias, e eram exibidas como troféus, e outro aspecto era a grande biodiversidade da fauna, composta por: porcos do mato, lagartos, quatis, antas, onças pintadas, jaguatiricas, mutum, jaós e borboletas de várias espécies.

(A pele de uma onça pintada)

           A fauna da região era das mais variadas, indo de pequenos a grandes animais, onde hoje estão em vias de extinção eram frequentemente eliminados apenas para exibição. A ocupação do município, tanto no setor rural quanto no urbano, foi feita de maneira desordenada.         

(Vista parcial de algumas construções feitas na propriedade rural do Sr° Henrique Pivetta, tendo ao fundo e densa floresta)

          O desmatamento sem nenhum critério levou o município a ficar entre 10% a 25% de sua reserva natural. O perímetro urbano de Querência do Norte foi todo desmatado e queimado de uma só vez para fins de construção.

(Área desmatada para o plantio do café)



Nenhum comentário:

O Ilustre Pioneiro deixou uma frase. . .

"O consumismo asfixia o pensamento entorpece o atuar e nos desconecta do universo!" - Noé Brondani